quinta-feira, 15 de abril de 2021

12) O que conta a Bíblia?

 A Bíblia é dividida em duas grandes partes: O Antigo Testamento e o Novo Testamento. Ela começa contando como foi a criação do mundo, conta como as pessoas conheceram Deus e termina com a vinda do Novo Céu e da Nova Terra.

O Antigo Testamento diz que Deus criou o céu e a terra. Depois, como Ele criou as pessoas e como elas se afastaram de Deus e perderam o Paraíso. Elas agiram muito mal, começaram a mentir, mataram umas às outras, desprezando a vontade de Deus. Mas Deus não as deixou cair. Ele conduziu o povo de Israel da escravidão para a liberdade.

Deu a eles os Dez Mandamentos para uma boa vida.

E enviou a eles os profetas, que eram mulheres e homens sábios, que tornaram a vontade de Deus conhecida entre os homens, e anunciaram o Messias, o Salvador do mundo.

Este Messias é Jesus Cristo. O Novo Testamento fala dele do começo ao fim:

  • Como Ele se tornou homem;
  • como Ele curou os doentes;
  • como Ele perdoou os pecados;
  • como Ele ressuscitou os mortos;
  • como Ele nos ensinou até a amar os nossos inimigos;
  • como Ele sofreu por nós e morreu;
  • como Ele venceu a morte e ressuscitou;
  • como Ele nos enviou o seu → Espírito Santo;
  • como Ele é o Senhor de sua Igreja e nos espera no final dos tempos.

Ele fez e faz tudo isso por mim. É por isso que eu posso dizer: Ele é o meu Senhor.

 A expressão “afastar-se de Deus” significa “tornar-se pecador”. Santa Teresa d’Ávila disse uma vez: “Quem reza não fica muito tempo em pecado, porque ou a pessoa traz para si o que a oração diz, ou deixa o pecado, pois o pecado e a oração não existem juntos”. 

Profetas: a palavra “profeta” vem do grego e significa “mensageiro”, “anunciador”, “porta-voz”. No Antigo Testamento, Deus chama profetisas e profetas para comunicar às pessoas a vontade de Deus. Às vezes, mesmo contra a vontade, a pessoa é chamada para revelar quais os planos de Deus para os outros.

Leia para o seu filho essa incrível história que está no Evangelho de Marcos (Mc 2,1-10). Use a imaginação para que a criança possa “ver” o que se conta: as pessoas estão fazendo o possível para chegar a Jesus e experimentar o seu poder de cura. Um dos doentes tem amigos tão bons que chegam a tirar o teto da casa para descê-lo, usando cordas e uma maca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário