sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

7) Todos podem crer igualmente no que Ele deseja?

Sim, mas isso não ajuda. Os cristãos não inventaram a fé, e sim confiaram em Jesus Cristo. Ele nos trouxe a verdade sobre Deus. Isso está nas Escrituras e na tradição viva da Igreja.

Na Igreja, vivemos em comunhão, é o que Jesus nos ensinou. Devemos trazer essa fé a todas as pessoas. Mas mesmo que Deus esteja em todos, cada um deve seguir seu próprio caminho, embora a fé seja comum.

Os caminhos para Deus: Um jornalista perguntou uma vez ao papa Bento XVI: “Quantos caminhos existem para Deus?”. Sua resposta foi: “Há caminhos tanto quanto há pessoas”.

Tudo o que os cristãos acreditam encontra-se no “Credo”, que falaremos no futuro.  Essa crença comum é tão importante que, a cada domingo, após o sermão, é rezada ou cantada em comunhão.

6) Como podemos crer em Deus?

Acreditar em Deus significa: coloquei toda a minha confiança naquele que mais me ama. Aceito o que Ele me revela e me esforço para fazer o que Ele me diz. Crer em Deus significa estar em segurança com Ele. Deus nos ama. Nós não precisamos ter medo. Junto com Ele, tiramos o melhor de nós mesmos.

Na Bíblia: Sua fé salvou você! Jesus sempre dizia essa frase depois de curar as pessoas. Ele a disse a uma mulher com hemorragia (Mt 9,22), a um cego (Lc 18,42) e a um leproso (Lc 17,19).

Pesquisa: Busque história de pessoas que confiaram em Deus e acreditaram na sua presença.

5) Podemos entrar em contato com Deus?

 Sim. Fale com Ele. Peça para que Ele se revele ao seu coração.

Você não só está procurando por Deus, como Ele já espera por você. Não importa se você está em uma

bicicleta ou esperando o ônibus. 

Informação: Podemos realmente perceber Deus? Quem se abre a Deus em silêncio ou em oração descobre como Ele se comunica, como Ele nos conduz, guia, conforta, levanta, cura e se revela com seu amor. Deus não é uma energia que se esconde atrás das nuvens, mas sim alguém a quem podemos recorrer. 

Uma oração maravilhosa: Senhor, tu me sondas e me conheces. Tu conheces quando me sento e quando me levanto, e discernes de longe os meus pensamentos. Por dispersos que sejam meu caminhar e meu descansar, todos os meus caminhos te são familiares. Quando lentamente eu era formado, em segredo, modelado no interior da terra, teus olhos viam o meu embrião. E tudo isto está escrito em teu livro: os meus dias já estavam todos formados, antes mesmo de chegar o primeiro (Sl 139,1-3.15.16).

Uma História: A santa Irmã Faustina viveu na Polônia. Ela conta que Jesus disse a ela: “Antes de criar o mundo, eu a amei com o amor que o seu coração hoje experimenta, e o meu amor será eterno em você”.

4) Alguém pode reconhecer Deus?

Não sem sua ajuda. Deus é maior do que todas as imagens e pensamentos que as pessoas fazem dele. Deus é um grande mistério.

Deus deseja que nós o conheçamos e o amemos. Por isso Ele se mostra para nós. Chamamos isso de → revelação.

Revelação significa: Deus mostrou-se. No YOUCAT está escrito: “Como se soubéssemos algo de alguém querido, quando este nos abre o coração, assim sabemos sobre os pensamentos mais íntimos de Deus, porque o eterno e misterioso Deus abriu-se em amor por nós”.

Para Rir: Conta-se, sobre o grande Santo Agostinho, que uma vez ele resolveu caminhar próximo ao mar, para refletir sobre Deus. Uma criança havia feito um buraco na areia, e corria com uma concha para lá e para cá, enchendo o buraco de água. “O que você está fazendo aí?”, quis saber Santo Agostinho. “Estou colocando o mar neste buraco”, disse a criança. “Isso não vai dar certo”, o santo sorriu, “o mar é muito grande”. A criança, então, respondeu: “E você, Agostinho, não pode colocar toda a grandeza que é Deus em sua cabeça”.

3) Como sabemos que Deus existe?

 Nós sabemos que Deus existe porque vemos seus sinais por todo o mundo.

Olhe tudo: o sol no céu, as estrelas à noite, as florestas, montanhas, mares e rios, os grandes e pequenos animais, as pessoas em todos os continentes. Foi Deus quem fez.

Na Bíblia: Já que nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns de seus poetas, aliás, já disseram: “Pois também nós somos da estirpe deles” (At 17, 28).

Hístória: No mar, um peixe disse ao outro: “Dizem que toda a nossa vida depende da água. Mas o que é isso? Nós nunca a vimos antes!”. Então eles pediram a um peixe velho e sábio que lhes mostrasse a água. O velho peixe respondeu: “Ah, peixes estúpidos, vocês vivem na água, e não perceberam isso?”. Assim como o peixe na água, o homem vive em Deus. Ele não pode viver sem seu Criador e Mantenedor. Mesmo assim, o homem pergunta: “Onde está Deus?”. Você precisa saber de duas coisas: Primeiro, Deus está em todo lugar e nada existe sem ele. E segundo, Deus não é tudo, e sim o Criador de tudo. Ele é infinitamente maior do que tudo o que existe . (autor desconhecido).

2) Por que eu existo?

Você existe porque Deus quer você.

Ele conhece você. Ele ama você com amor infinito e quer fazer você feliz.

Um Deus que é amor. Jesus mostrou-se a Santa Teresa de Ávila numa visão e disse: “Só para ouvir de você uma vez mais que me ama, eu criaria novamente o mundo inteiro”. Assim, nós, humanos, somos tão importantes para Deus.

Entende-se por visão (do latim, videre = “ver”) o modo maravilhoso como Deus se revela a algumas pessoas.

É um dever, para nós cristãos, sermos tão felizes quanto o possível (Clive Staples Lewis, 1898-1953, inglês, escritor e crítico literário)

1) De onde vêm o mundo e tudo o que há nele?

 Tudo o que existe vem de Deus.