quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

8) Como se transmite o conhecimento sobre Deus?

O conhecimento sobre Deus foi transmitido, desde o início, pelo povo de Deus. Foi escrito na Bíblia, celebrado na liturgia e proclamado na → Igreja. 

O povo de Deus é uma comunidade em que a experiência com o Deus vivo foi corretamente entendida e passada de geração em geração. Cada cristão que vive a sua vida com Deus tem uma história para contar. E geralmente os pais e avós transmitem essa experiência a seus filhos e netos, dando continuidade à fé em Deus.

Muitas vezes são os amigos que contam sobre como descobriram Deus. Quando os cristãos dizem como Deus se revelou a eles ou como Ele conduz suas vidas e os cura, dão um testemunho de sua própria fé.

Igreja: quando se usa a palavra “igreja”, muitos pensam em uma espécie de casa ou em uma instituição. 

Cristão: trata-se de alguém que foi batizado e que, portanto, pertence a Cristo. 

O testemunho de fé de pais e amigos é muitas vezes mais importante que uma explicação cheia de palavras. As crianças precisam do modelo dos adultos, e que eles contem sobre sua experiência com Deus.

Para rir: Duas mães conversam sobre seus grupos de comunhão. “O meu não sabe nada sobre as coisas! Eu perguntei a eles o nome dos quatro evangelistas e eles responderam: Gaspar, Melquior e Baltasar!”. A outra mãe então respondeu: “Fique satisfeita por eles saberem pelo menos três!”.

Comunidade de narradores: Podemos imaginar o povo de Deus como uma “comunidade de narradores” a quem Deus se revelava há milênios. Diante das fogueiras dos pastores e dos poços em que se encontrava água, à sombra das árvores, dentro das casas, no Templo – em todos os lugares em que contam as histórias sagradas de Deus. Só mais tarde alguém as colocou no papel, nas Sagradas Escrituras do povo de Israel. Por certo tempo, os primeiros cristãos viveram a tradição oral, antes que o Evangelho e outros textos originais cristãos fossem escritos. Esses textos foram adicionados ao Antigo Testamento, formando o que ficou conhecido como “cânone”, reconhecido pelos cristãos como as Sagradas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário